Ryland Ward, 5 anos, é um dos sobreviventes do atentado na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, em 05 de novembro de 2017, quando Devin Kelley, de 26 anos, entrou no templo e abriu fogo durante um culto matutino, deixando 26 mortos.

Ryland passou os últimos dois meses internado, recuperando-se dos cinco tiros que levou no atentado. Ele foi submetido a cirurgias para reparar os ferimentos sofridos no estômago, virilha e braço, e recebeu alta na última quinta-feira, 11 de janeiro.

 

“Este garoto estava agitado hoje. Assim que voltou da terapia, ele almoçou no parque, depois caminhamos um pouco ao redor do hospital. Então a boa notícia veio: ele voltaria para casa na quinta-feira. Obrigado a todos que ajudaram Ryland durante esta jornada”, afirmou Heather Bradley, prima do garoto, de acordo com informações do portal The Christian Post.

No tiroteio, Ryland perdeu a mãe e duas irmãs, de 5 e 7 anos, que também estavam no culto. Uma terceira irmã do menino sobreviveu apenas com um ferimento de raspão.

O custo da internação e cirurgias, ao longo de pouco mais de dois meses, chegou a US$ 200 mil. A família criou uma campanha de arrecadação na internet e pouco mais de US$ 158 mil foram doados por pessoas que se solidarizaram com o menino.

Michael Ward, tio de Ryland, afirmou ao The Dallas Morning News que muitas das pessoas que fizeram doações para ajudar a financiar a recuperação de Ryland se mostraram aliviados com a notícia da alta hospitalar.

“Louvado seja Deus pelas orações respondidas! Esta é a melhor coisa que já ouvi em toda a semana! Ryland, estou tão feliz por você e tão orgulhosa de você! Que lutador! Você faz meu coração sorrir. Eu continuarei orando por você e por sua família enquanto sua jornada continuar”, escreveu uma das doadoras, Sonja Hurley, na página da campanha de doação.

Outra doadora, Sonia Liz também comentou: “Estou tão feliz em saber que Ryland vai para casa! Que bênção de Deus. Essa criança tem um chamado, um propósito e oro para que Deus revele isso a ele já no início de sua vida. Minha oração é que Ryland busque a Deus com todo o seu coração e nunca se afaste de Deus. Ele será um testemunho para muitos! Ryland, você é amado! Meus desejos e oração por você é que você tenha uma vida imensamente feliz e nunca perca sua alegria e vontade de viver!”.

O responsável pelas mortes, Devin Patrick Kelley, morreu no mesmo dia do ataque. Ele foi encontrado sem vida em uma estrada das redondezas, e não se sabe se sua morte foi suicídio ou se ele foi ferido por um dos moradores da cidade que o perseguiu logo após ter aberto fogo durante o culto.