Leitura: Livro de Neemias

Certamente todos nós objetivamos realizar grandes coisas durante a nossa vida aqui na terra. No entanto, a Bíblia nos relata que muitas vezes grandes conquistas são acompanhadas também por lutas e oposições.

Neemias desejou em seu coração realizar uma grande missão para Deus, reconstruir os muros de Jerusalém que estavam destruídos.

No versículo 2, do capítulo 4 de Neemias, observamos que ele enfrentou uma duríssima oposição logo no início da sua missão por parte de Sambalate e Tobias, pessoas influentes dos reinos inimigos de Israel. Quando a reconstrução dos muros já estava pela metade, o versículo 8 nos relata que a oposição aumentou ainda mais para deter Neemias e o povo de Deus.

Porém, esta dura oposição não pode impedir a realização da sua missão. Neemias percebeu que precisava de ajuda, e por isso orou pedindo forças a Deus (Nm 6:9 “ó Deus, fortalece as minhas mãos”). Através desta força recebida de Deus, Neemias acabou a reconstrução dos muros em 52 dias. A Bíblia nos relata que após a finalização da reconstrução dos muros, o sacerdote Esdras louva ao Senhor e declara ao povo de Deus “a alegria do Senhor é a vossa força”.

Em outra passagem bíblica, o Senhor repete por três vezes a Josué, “esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6, 1:7, 1:9). Força e ânimo foram algumas das recomendações do Senhor para Josué entrar na terra prometida.

Por isso meus amados, se em algum momento as lutas aparecerem na sua vida, ore a Deus; peça a Ele para que renove as suas forças, e experimente grandes vitórias e conquistas como Neemias e Josué, porque a alegria que vem do Senhor é a nossa força!

Pr. Ronald Iacado